segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Faltam 03 dias para a viagem vai aí o Resumo do passeio a Ouro Preto

OURO PRETO

Ao chegarmos começaremos conhecendo a cidade e em seguida :


O Museu do Aleijadinho foi criado em Ouro Preto, em 1968, para reunir, conservar, preservar e difundir objetos de arte sacra e documentos gráficos de valor histórico, além de realizar pesquisas e estimular atividades no campo da história da arte. A denominação do museu é uma homenagem ao maior artista ouro-pretano de arte barroca Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, patrono da arte no Brasil. Ele foi o construtor, dentre tantos monumentos, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde se abriga o museu. Aleijadinho viveu em Minas Gerais, de 1730 (data provável) a 18 de novembro de 1814.
~ O Acervo ~
A maior parte do acervo encontra-se em exposição permanente em três ambientes: sala da Sacristia, sala da Cripta e ainda na Igreja de São Francisco de Assis, também incorporada ao museu. Já a Consistório é o espaço destinado às várias exposições temporárias realizadas a cada ano. Na sala da Sacristia estão reunidos exemplares de imagens do século XVIII do barroco mineiro, sendo a maioria da primeira metade daquele século. A sala da Cripta é o antigo porão da igreja, restaurado, após escavações, para abrigar obras de Aleijadinho, prataria e outras peças de valor. A sacristia da Igreja de São Francisco possui como atrativo o chafariz esculpido por Aleijadinho entre 1777 e 1779. Os quadros expostos são de Francisco Xavier Gonçalves e as pinturas do teto de Manuel Pereira de Carvalho.
~ A Igreja ~

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1727, sob a direção de Manuel Francisco Lisboa, mestre do Ofício de Carpinteiro e pai de Aleijadinho. É um dos mais importantes templos de Ouro Preto pela sua arquitetura e ornamentação. Possui oito altares laterais talhados em rica e minuciosa arte rococó, exprimindo direta influência portuguesa. Em frente ao primeiro altar está sepultado Antônio Francisco Lisboa. No trono do altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora, modelada em tamanho natural e talhada por Conceição de Murilo, em 1893. As colunas salomônicas desse altar foram executadas por Mestre Felipe Vieira, entre 1760 e 1765. Merecem destaque dois púlpitos esculpidos por Aleijadinho em pedra sabão, datados de 1771, onde o artista incrustou as figuras de quatro evangelistas e, ao centro, a figura de Jesus Cristo pregando no Mar de Tiberíades, sobre uma barca. Manuel da Costa Athayde foi o pintor responsável pela decoração da igreja. No teto, ele representou a Assunção de Nossa Senhora, o rei Davi aos pés da santa, cantando ao som de harpa e uma revoada de anjos.
Localização: Praça de Antônio Dias – Bairro de Antônio Dias – Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Horários de visitação do Museu Aleijadinho:Santuário de Nossa senhora da ConceiçãoDe terça a sábado, de 08:30 às 17hDomingo de 12h às 17hIgreja de São Francisco de AssisDe terça a domingo, de 8h às 17hIgreja Nossa Senhora das Mercês e PerdõesEM RESTAURAÇÃOTAXA DE VISITAÇÃO: R$ 6,00 (seis reais)As taxas são utilizadas para a manutenção do Patrimônio Histórico e Artístico e para obras sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.IMPORTANTE: O bilhete adquirido lhe garantirá o direito de visitar: Santuário de Nossa Senhora da Conceição, as salas de exposição permanente do Museu Aleijadinho e a Igreja de São Francisco de Assis.
O almoço
www.quintodoouro.com.brR. Conde de Bobadela, 76Ouro Preto - MG, 35400-000(0xx)31 3552-2603



Também disponível: A pé
Rota de carro para R. Conde de Bobadela
0,4 km – aprox. 1 min
Trajetos sugeridos

Restaurante Quinto do Ouro
R. Conde de Bobadela, 76
Ouro Preto - MG, 35400-000
(0xx)31 3552-2603

1.
Siga na direção leste na R. Conde de Bobadela em direção à Tv. Con C Veloso
89 m
2.
Pegue a segunda à direita em Praça Tiradentes
51 m
3.
Pegue a primeira à direita em R. Brg. Musqueira
0,2 km
4.
Vire à direita em direção à R. Conde de Bobadela
62 m
5.
Pegue a primeira à direita em R. Conde de Bobadela
O destino estará à esquerda
54 m
R. Conde de Bobadela

Museu da Inconfidência O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944. O casarão que hoje abriga documentos e objetos que evocam a Inconfidência Mineira já funcionou como Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. A história da casa pode ser claramente notada ao se observar a espessura dos paredões e as instalações sanitárias que estão dentre as mais antigas conhecidas no país. Localização: Praça Tiradentes, 139, Centro - Ouro PretoTelefone: 3551-4977 / 3551-5233 Acesso: RodoviárioVisitação: Terça a domingo, das 12h às 17h30Ingresso: R$ 6 (meia-entrada para estudantes)



terça-feira, 24 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Exposição no 4º BPM; Muitos dos nosso alunos estarão expondo na recepção do Batalhão dos dias 20 a 30 de novembro

Pais incetivem o seu filho indo prestigia-lo nesta exposição e levem seus convidados. Devido ao reduzido espaço nem todos terão seus quadros colocados lá. No mes de dezembro provavelmente no dia 17 estaremos fazendo a exposição oficial da nossa oficina.